Para começar, vamos criar algumas convenções.
O GRUB (GRand Unified Bootloader), é um gerenciador de boot, ou boot loader, ou seja, é o primeiro software que roda quando o computador é iniciado. Ele é responsável por carregar e transferir o controle para o sistema operacional, o Kernel em seguida inicializa o resto do sistema operacional.
bem, temos nosso amigo egoísta Windows, que é difícil de largar quando se é dependente dessa droga, muitos ainda usam ele em dual boot, os que estão querendo migrar, ou tentando migrar para o windows. acontece que quando se tem os dois, windows e Linux trabalhando juntos, e periodicamente é necessário fazer uma formatação no windows... o único sistema que dem validade de bom funcionamento, porque a medida que vai passando o tempo, ele fica cada vez mais lento.
sem mais delongas, formatado o windows, e é reinstalado com todo cuidado para não apagar a partição Linux, nem Swap, feito tudo direitinho, reinicia o computador.
Ué!? cadê o menuzinho de boot, com a lsita de sistemas operacionais, droga, a bosta do Windows apagou meu Linux, isso é culpa da Microsoft.
calma, muita calma nessa hora, o problema é bem fácil de se resolver, uma das soluções mais fáceis que achei é usar um Live cd, um CD do ubuntu, ou outra distribuição Linux Live(que roda direto do cd sem precisar instalar).
abre o sistema pelo Live CD, vai num Console, e digita:
$ Sudo GRUB
vai entrar no modo de inserção de comandos do GRUB.
digitar:
grub> find /boot/grub/stage1
aparecerá a localização do GRUB, algo como:
(hd0,X)
após verificar a localização, digitar:
grub> root (hd0,X)
Lembrando que deve ser como apareceu na TELA, substituindo o X pelo valor certo. Para informar a localização do GRUB. Para excrever a localização do GRUB na MBR, digitar:
grub> setup (hd0)
para finalizar:
grub> quit
reinicia e encosta o windows de vez, assim não precisará se preocupar com isso.
é isso aew.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)